www.Vitoriareef.com.br - Exibir tópico - Lâmpadas T5


Publicidade




Responder Tópico  [ 12 Mensagens ] 
Lâmpadas T5 
Autor Mensagem
Novo no Fórum
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Dez 2009, 18:23
Mensagens: 31
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem Lâmpadas T5
Senhores espero não estar violando alguma regra do fórum.Mas visto tantas informações que recebemos sobre a iluminação de um aquário plantado gostaria de saber a opinião de todos sobre a materia que achei interessante no site: http://www.evoscaping.com.br/blog/index ... chives/329
Autor:Minoru Nagayama Aquicultor,aquarista.
Lumens,watts ou vale é as experiências? :?


As lâmpadas T5
sábado, novembro 14, 2009
By Minoru Nagayama

Atualmente, as lâmpadas T5 representam uma ótima opção de equipamento para iluminação de aquários plantados. Para explicar porque esta afirmação é verdadeira, escrevi este artigo.

Como são as lâmpadas T5, como é a aparência delas?

As lâmpadas T5 são uma evolução das fluorescentes tubulares comuns e a primeira vista as T5 parecem uma lâmpada fluorescente de menor potência.

O que faz estas lâmpadas diferentes são os mecanismos internos, que não podem ser vistos, pois o tudo de vidro é recoberto por uma areia branca especial, feita com material a base de fósforo ou outro material, dependendo da temperatura de cor da luz emitida pela lâmpada.
Imagem

Lâmpada T5 High Efficiency de 14 watts

Como funcionam as lâmpadas T5?

As lâmpadas T5 funcionam de maneira bem semelhante às lâmpadas fluorescentes comuns. Precisam de um reator específico para cada potência.

Com a ajuda de um eletricista, você pode comprar uma ou várias lâmpadas, os reatores correspondentes e instalar na sua atual calha, sem precisar de nenhuma grande modificação, a não ser no tamanho da lâmpada, que vai ser muito menor do que a lâmpada atual.

As lâmpadas T5 são mais potentes que as lâmpadas comuns?

Este é um tema complexo.

Uma confusão muito comum é utilizar o termo watt (W) achando que esta é a potência da luz que sai da lâmpada, mas a unidade de medida correta para se medir a luz é o Lúmen (lm).

O termo Watt utilizado nas lâmpadas são uma medida de consumo de energia elétrica e não refletem exatamente a quantidade de lumens produzidos.
Imagem


Comparação do diâmetro das lâmpadas T5

Explicando melhor, uma lâmpada incandescente de 20 watts, uma lâmpada compacta de 20 watts ou uma lâmpada T5 de 20 watts consome a mesma quantidade de energia elétrica por hora. Todas consomem 20 watts de energia elétrica.

Mas se as lâmpadas compactas consomem a mesma energia, porque existem campanhas para trocar as incandescentes comuns pelas compactas?

Fazem estas campanhas por causa da quantidade de lumens produzidos pelas lâmpadas compactas.

Por exemplo, num ambiente onde é necessária uma lâmpada incandescente de 60 watts, uma lâmpada compacta de 20 watts vai produzir muito mais lumens e deixar o ambiente muito bem iluminado. Essa diferença da substituição de uma lâmpada de 60 watts por uma lâmpada de 20 watts resulta numa grande redução no consumo de energia elétrica.

O mesmo acontece com as lâmpadas T5 e é por isto que os colegas aquaristas estão empolgados com esse novo sistema de iluminação.

Comparando-se uma lâmpada fluorescente comum (T8) com uma T5 com potência semelhante, a T5 é capaz de produzir uma quantidade muito maior de lumens.

Abaixo você pode analisar duas tabelas comparativas entre as lâmpadas mais utilizadas nos aquários.


Imagem


Comparação entre as lâmpadas T5 e outras lâmpadas

Um item importante a ser observado é o tamanho das lâmpadas T5.

As lâmpadas T5 possuem um diâmetro de 16 milímetros, ou seja, é 10 milímetros mais fina do que uma T8, que tem 26 milímetros de diâmetro.

As T5 também são menores no comprimento, uma T5 de 14 watts tem apenas 56 centímetros de comprimento, enquanto uma T8 de 18 watts tem 59 centímetros de comprimento.

O tamanho reduzido possibilita encaixar melhor as lâmpadas em tampas de aquário, e tudo com muito mais facilidade. Possibilita até mesmo colocar lâmpadas extras em aquários que não possuem mais espaço para colocação de nenhuma lâmpada.

Com mais atenção é possível notar que as lâmpadas T5 de 14 watts possuem o mesmo comprimento do que as T5 de 24 watts. Aqui vem o primeiro “segredo” destas lâmpadas.

Existem dois tipos de lâmpadas T5, são as T5 HE sigla inglesa que representa High Efficiency e as T5 HO que representa High Output.

Imagem


Comparação entre lâmpadas T5 e T8

A diferença entre estas duas siglas é o consumo de energia e a quantidade de lumens gerados. As T5 HE – High Efficiency de 56 centímetros produzem uma alta quantidade de lumens gastando 14 watts de energia. As T5 HO – High Output produzem uma quantidade muito maior de lumens em um tubo com os mesmos 56 centímetros, porém com um gasto maior de energia, neste caso são 24 watts.
Não é possível dizer que HE é melhor do que HO e vice versa.

Estas lâmpadas são produzidas com estas diferenças para dar ao consumidor mais opções de escolha. E no nosso caso, cabe ao aquarista decidir qual é a melhor opção para o aquário dele, ou os resultados que ele pretende ter com seu novo sistema de iluminação.


Imagem

Comparação de tamamanho entre T5 14W x T5 24W

Por exemplo, um dos modelos de aquário mais vendido no Brasil é o 60 cm de comprimento por 30 cm de largura por 35 cm de altura, ou 63 litros. Na tampa deste aquário cabem no máximo três lâmpadas T8 de 18 watts, ou 54 watts, de acordo com a regra mais utilizada pelos aquaristas, é muito próximo do 1 watt/litro. Essa quantidade de luz é, teoricamente, suficiente para manter qualquer tipo de planta, ou seja, este aquário não precisaria de luz extra.

Mas, existe uma regra menos conhecida pelos aquaristas, é a regra dos lumens, que é a forma mais correta de se calcular a quantidade correta de lâmpadas necessárias para se manter um aquário plantado.

Não é uma regra complicada, um aquário com iluminação forte precisa de mais ou menos 90 lumens por litro de água, um aquário com iluminação média precisa por volta de 60 lumens por litro e um aquário com iluminação fraca (low light ou low tech) precisa de mais ou menos 30 lumens por litro. Para facilitar, podemos usar a tabela abaixo.


Imagem
Lúmens por litro

Fonte: http://www.aquahobby.com/articles/b_ilum.phpSabendo desta regra e voltando ao nosso aquário exemplo, observamos que o aquário que tem quase um watt/litro com lâmpadas T8, recebe apenas 50 lumens por litro.

Para melhorar a iluminação deste aquário podemos partir para dois caminhos diferentes, usar as T5 para aumentar a quantidade de lumens por litro ou economizar energia elétrica sem prejudicar as plantas.

Para economizar energia, podemos substituir as três lâmpadas T8 de 18 watts por três lâmpadas T5 de 14 watts, ou seja, antes o aquário gastava 54 watts de energia e com as T5 passará a gastar 42 watts. Vamos conferir se as plantas serão prejudicadas com esta mudança, antes o aquário recebia 50 lumens por litro, agora, com as duas T5 ele passará a receber 61 lumens por litro. O objetivo era economizar energia e como prêmio, as plantas ganharam 10 lumens a mais. Esta mudança vai representar um ganho de mais de 20% na quantidade de lumens, com uma economia de 22% de energia elétrica.

Ou senão, podemos substituir as T8 por duas lâmpadas T5 de 24 watts, ou seja, antes o aquário gastava 54 watts de energia e com as T5 passará a gastar 48 watts. Vamos conferir se as plantas serão prejudicadas com esta mudança, antes o aquário recebia 50 lumens por litro, agora, com as duas T5 ele passará a receber 60 lumens por litro. O objetivo era economizar energia e como prêmio, as plantas ganharam 10 lumens a mais. Esta mudança vai representar um ganho de 20% na quantidade de lumens, com uma economia de 11% de energia elétrica.

Se o aquarista tiver como preocupação principal aumentar a eficiência da iluminação do aquário e se aproximar dos 90 lumens por litro da tabela acima, podemos usar algumas combinações de lâmpadas.

Como as T5 são mais finas, na mesma tampa onde cabiam apenas 3 lâmpadas T8 é possível instalar 4 lâmpadas T5. Então:

Com quatro lâmpadas T5 de 14 watts, teremos 82,5 lumens/litro
Com três lâmpadas T5 de 24 watts, teremos 90,4 lumens/litro
Com quatro lâmpadas T5 de 24 watts, teremos 120,6 lumens/litro
Parece que a afirmação que fiz logo no início do texto está ficando cada vez mais verdadeira, mas, para melhorar ainda mais a avaliação das T5, além das vantagens que já vimos, existe uma que é muito interessante, é a durabilidade das lâmpadas T5, elas duram pelo menos o dobro de uma T8 comum.

De acordo com o fabricante, uma T8 tem durabilidade de cerca de 7.500 horas, enquanto o mesmo fabricante indica 18.000 horas de durabilidade de uma T5.

Na iluminação de aquários plantados de alto desempenho é recomendável trocar as T8 a cada 6 ou 8 meses, com uma T5 essas trocas podem acontecer a cada 12 ou 14 meses.

Essas lâmpadas estão perfeitas demais, tem que ter um lado negativo.

Sim, tem alguns fatores negativos e o que mais chama a atenção é o preço, as lâmpadas T5 custam mais do que o dobro das lâmpadas T8. O reator utilizado para acender as lâmpadas T5 é especifico para estas lâmpadas e por isto é muito mais caro do que um reator de lâmpada fluorescente comum.

Falando em reatores, é possível encontrar nas lojas dois tipos de reatores para lâmpadas T5, são os reatores de Alto Fator de Potência (AFP) e os reatores de Baixo Fator de Potência (BFP).

Imagem

Reator de Alto Fator de Potência (AFP)

A diferença entre estes dois reatores não está ligada ao funcionamento das lâmpadas, ou seja, os dois reatores funcionam como devem e acendem as T5 com todo seu brilho, emitindo a mesma quantidade de lumens. A diferença é a eficiência e os reatores de Alto Fator trabalham com muito mais eficiência, convertendo a energia elétrica que chega com menos perdas do que os reatores de Baixo Fator.

Explicando mais detalhadamente, a energia elétrica chega da tomada e passa pelo reator, onde ela é transformada na energia elétrica na medida necessária para acender a T5, porém ao se transformar a energia existe uma perda, que pode ser percebida na forma de calor ou ruído. Os reatores de Alto Fator são mais eficientes e por isto “perdem” menos energia, diminuindo o consumo de energia. Essa diferença na eficiência é refletida no preço, obviamente os reatores de Alto Fator são mais caros do que os reatores de Baixo Fator.

Não sei informar se a durabilidade ou resistência de um reator de Alto Fator é melhor ou maior do que um reator de Baixo Fator, porém para se produzir os reatores de Alto Fator são necessários mais circuitos e componentes do que um reator de Baixo Fator; e para se fazer isto é necessária uma fábrica com mais tecnologia e uma estrutura produtiva mais complexa, provavelmente uma fábrica maior e mais moderna consegue oferecer um produto com qualidade melhor.

Voltando ao lado negativo das T5, vamos analisar o calor que estas lâmpadas geram. No inverno o calor gerado pelas lâmpadas não é um grande problema, ele até ajuda a manter a temperatura da água em um padrão aceitável para os peixes e plantas, contudo, no durante o verão brasileiro essa situação pode ser um fator complicador.

As T5 são muito mais “quentes” do que uma T8. Para demonstrar isto vamos a mais um exemplo prático; deixando-se uma T8 ligada, ao final de uma hora é possível colocar a mão nas lâmpadas sem sustos. Isso não acontece em uma lâmpada T5, se você colocar a mão em uma T5 ligada, não vai se queimar, mas será uma situação desconfortável.

Imagem

Temperatura lâmpada T8

Esse calor gerado pelas lâmpadas T5 está intimamente ligado a quantidade de lumens gerados pelas lâmpadas. Como já vimos uma T5 possui dimensões muito menores do que uma T8 e produz mais lumens.

Atualmente, nas lojas de aquarismo, as lâmpadas mais vendidas são as do tipo HO, ou seja, aquelas que geram muitos lumens e consomem mais energia do que uma T5 HE do mesmo comprimento. Então, novamente tomando como exemplo uma T8 de 18 watts, uma T5 HO de 24 watts, por conta do maior consumo de energia e do maior número de lumens, essa T5 vai gerar mais calor do que a T8 e deixá lo concentrado em uma área muito menor.

No momento, não tenho um termômetro com capacidade para medir a temperatura da lâmpada T5 HO em funcionamento, mas ela deve ultrapassar os 70ºC.

Nas lâmpadas T5 HE o calor gerado será menor do que uma T5 HO, esse calor será apenas um pouco maior do que uma T8 de potência equivalente. Testando a temperatura destas lâmpadas, consegui a leitura máxima de 45,4ºC numa T5 HE e 45ºC em uma T8 de 40 watts.

Imagem


Temperatura lâmpada T5

Considerando estes fatores negativos, o aquarista deve pensar antes de trocar suas T8 pelas T5. Se atualmente o aquário está muito quente, provavelmente a temperatura vai aumentar depois das T5 instaladas. Será necessário mudar toda a tampa do aquário por um modelo melhor ventilado ou aberto, ou instalar um sistema de ventilação forçada, usando os coolers ou ventiladores, muito usados na refrigeração dos computadores pessoais.

Com relação ao preço das lâmpadas, reatores e instalação é uma situação que deve ser provisória, uma vez que a eficiência destas lâmpadas é tão melhor do que as comuns, esse padrão de lâmpadas deve se tornar o mais usado, não só no aquarismo como também em iluminação residencial, comercial ou industrial e com o aumento da oferta e da demanda, a competição muito acirrada que existe no mercado de iluminação, deve fazer o custo cair bastante.

Mesmo hoje, com um projeto bem pensado de iluminação do seu aquário, o atual custo destas lâmpadas é facilmente reposto através da economia de energia e maior durabilidade que as T5 apresentam. A sua conta de energia elétrica vai diminuir e em poucos meses esta economia vai trazer de volta o dinheiro que você gastou na instalação, as T5 vão durar mais meses, e você não vai precisar trocar lâmpadas a cada seis meses, como ocorre com as T8.

Minoru Nagayama, Evolution Scaping, 2009.

A cópia e a reprodução, total ou parcial, deste artigo são previamente autorizadas, desde que sejam citadas a autoria e as fontes utilizadas no texto.

Fontes:

Era de Aquários – Aquahobby: http://www.aquahobby.com/articles/b_ilum.php

Osram: http://www.osram.com.br/osram_br/Ferram ... ortubu.pdf

Phillips: http://www.luz.philips.com/archives/tbs910.pdf

BLV Licht: http://www.blv-licht.com/blv/downs/BLV_ ... 07_S_P.pdf

Venture lighting: http://www.venturelighting.com/

_________________
Carlos Henrique Lacerda
Faça um Peixinho feliz


19 Dez 2009, 17:49
Perfil
Moderador
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28 Set 2009, 14:31
Mensagens: 743
Localização: Big Field - RJ
Medalhas: 1
Amigos do VR (1)
Mensagem 
Parabéns!! Muito boa reproduçã!!! Meu própximo aqua que será 60X30X40 terá duas T5 de 24 W.
Abçs.


20 Dez 2009, 10:06
Perfil
Participante Nível 1
Participante Nível 1

Registrado em: 27 Mar 2008, 12:20
Mensagens: 54
Mensagem 
cheguei a usar t5 em um platado meu de 450 litros 150x50x60 o meu quarto dava pra ver a quase 1 Km de distancia.
usava na epoca 6 lampadas t5 de 54w 6500K
com reatores de t8.

super boa num troco minhas t5 por hqi nunca!


04 Fev 2010, 14:03
Perfil
..Moderador
..Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 03 Nov 2009, 23:34
Mensagens: 2687
Localização: Serra-ES
Medalhas: 1
Amigos do VR (1)
Mensagem 
Muito show o artigo, parabéns

Uso 4 T5 de 54 w, 8000K no meu aqua, elas são perfeitas. Geram muito calor, mas isso se resolve com ventoinhas de PC.

Tb não troco por nada.

_________________
AQUARIO DE DISCOS

AQUARIO DE JUMBOS


05 Mar 2010, 11:42
Perfil
Clube dos Caracídeos
Clube dos Caracídeos

Registrado em: 14 Mai 2008, 08:52
Mensagens: 122
Localização: Natal-RN
Mensagem 
Parabéns!!! Pelos artigo.
Elas serão minha próxima aquisição.

_________________
Imagem


21 Mar 2010, 01:32
Perfil YIM
Moderador
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 22 Jun 2008, 09:16
Mensagens: 2013
Localização: Aracaju-Se
Medalhas: 1
Amigos do VR (1)
Mensagem 
Movido para sala correta. :eek:

_________________
Imagem


21 Mar 2010, 02:29
Perfil
Participante Nível Médio
Participante Nível Médio
Avatar do usuário

Registrado em: 25 Dez 2009, 18:45
Mensagens: 67
Localização: Duque de Caxias - RJ
Mensagem 
Uso 6 t5 de 54w em meu aquario plantado e considero as melhores!

Fiz um teste com meu aqua. Deixei a luminária com uns 30cm de distância da superfície a água em um aqua com 60cm de altura. As plantas se desenvolvem perfeitamente.

Ótimo artigo.

_________________
Meu plantado com discus 250 litros
Imagem


21 Mar 2010, 02:48
Perfil
Participante Nível Master
Participante Nível Master
Avatar do usuário

Registrado em: 26 Dez 2010, 23:48
Mensagens: 180
Localização: Mogi-Mirim -SP
Mensagem Re: Lâmpadas T5
Pessoal,
revivendo o tópico, qual conjunto tem maior temperatura de cor: 2 compactas de 9W ou 3 t5 de 8W?
Estou na dúvida, pois tenho uma luminária boyu com 3 t5 de 8W e tenho uma calha preta com 2 econômica, e parece que a calha gera uma iluminação maior...

_________________
"Não existe um trabalho ruim... o ruim e ter que ir trabalhar" (Ramón Valdés)


02 Nov 2014, 23:28
Perfil
Moderador
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 22 Jun 2008, 09:16
Mensagens: 2013
Localização: Aracaju-Se
Medalhas: 1
Amigos do VR (1)
Mensagem Re: Lâmpadas T5
Bom dia Mario, nas especificações das lâmpadas , tem as temperaturas de cor em específico , medidas em k (kelvin) , que expressam a aparência de cor da luz emitida pela fonte lâmpada. O assunto de iluminação é muito abrangente, depende do tipo de aquário que você deseja manter, da flora, fauna... etc... é muito pano pra manga... ;)
Abs!

_________________
Imagem


03 Nov 2014, 09:27
Perfil

Registrado em: 26 Mai 2016, 08:36
Mensagens: 1
Mensagem Re: Lâmpadas T5
Mesmo hoje, com um projeto bem pensado de iluminação do seu aquário, o atual custo destas lâmpadas é facilmente reposto através da economia de energia e maior durabilidade que as T5 apresentam. A sua conta de energia elétrica vai diminuir e em poucos meses esta economia vai trazer de volta o dinheiro que você gastou na instalação, as T5 vão durar mais meses, e você não vai precisar trocar lâmpadas a cada seis meses, como ocorre com as T8????

_________________
ileather.org


26 Mai 2016, 09:38
Perfil
Moderador
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 22 Jun 2008, 09:16
Mensagens: 2013
Localização: Aracaju-Se
Medalhas: 1
Amigos do VR (1)
Mensagem Re: Lâmpadas T5
Bom dia Alfred, desde que você opte por lâmpadas de boa qualidade, depende, as tops leve em consideração no máximo de 12 a 15 meses de vida útil, vida útil diga-se de passagem eficiência luminosa, não necessariamente a lâmpada vai queimar, mas se for num plantado, você irá perceber na sua flora.

_________________
Imagem


26 Mai 2016, 10:19
Perfil

Registrado em: 27 Out 2016, 11:06
Mensagens: 1
Mensagem Re: Lâmpadas T5
É trabalhoso para buscar pessoas com conhecimento sobre o assunto, mas você soar como você já sabe o que você está falando! obrigado

_________________
jak odbudować cebulki włosów snabblån utan ränta penigra forum liten penis


27 Out 2016, 11:10
Perfil WWW
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder Tópico   [ 12 Mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
1Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB

Site hospedado pela www.seulugar.net