www.Vitoriareef.com.br - Exibir tópico - Sistema overflow FVM

Publicidade

Responder Tópico  [ 24 Mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Sistema overflow FVM 
Autor Mensagem
Participante Semi-master
Participante Semi-master

Mensagem Sistema overflow FVM
Olá pessoal!!!! Fiz meu overflow baseado no sistmas dos gringos, sempre quis colocar um sump no meu aquário mas não tenho como furar, tenho medo :oops: . Então olhando os modelos internacionais decidi tentar fazer igual devido a sua alta vazão, construi em policarbonato (ja tinha em casa), mas em acrilico fica com o aspecto melhor, fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

para testar o funcionamento usei uma bomba de 1600l/h em um aquario hospital, e o overflow dava conta de muito mais, virei um baldão d'água e el deu conta tranquilo!!! Devido a caixa de captação ter ficado em um tamanho razoavel (20x7cm) não entra ar facilmente. Ficou muito bom a meu ver, assim que eu fizer a alteração no meu móvel e montar o sump vou colocá-lo pra funcionar com uma bomba mais forte. Quem quiser se arriscar em fazer e quiser tirar duvidas comigo, fiquem a vontade, só não tenham pressa pois meu uso de internet é meio limitado, abraço a todos!!

acho que essa foto ajuda a explicar:

Imagem

Dom Ago 09, 2009 7:34 pm
Clube dos Caracídeos
Clube dos Caracídeos

Mensagem 
Muito Interresante!

http://vitoriareef.com.br/forum/viewtop ... 4019#74019

Dom Ago 09, 2009 10:42 pm
Moderador
Moderador

Medalhas: 1
Amigos do VR (1)
Mensagem 
Muito bom Jônatas!

Coloque uma válvula anti-refluxo na mangueira para não ter perigo de acabar com o efeito sifão!

Seria interessante se colocasse as medidas das peças de policarbonato que usou!

Colou com que?Silicone!?

Parabéns pelo projeto! :)

Abraços!

Seg Ago 10, 2009 5:06 am
Participante Semi-master
Participante Semi-master

Mensagem 
Olá pessoal!!! Fiz um desenhozinho, bem ''zinho'' mesmo :D , mas acho que dá pra entender. No meu aquário a água fica 7 cm abaixo da borda do vidro, portanto fiz o overflow com o ''U'' invertido mais comprido (indicado pela seta vermelha). Se vc deseja manter o nivel da água mais alto diminua o ''U'' invertido (seta vermelha), leve também em consideração que o nivel da água tem variação de 1cm ao ligar e desligar o sistema. E, não sei se deu pra entender no desenho, o comprimento do overflow é de 20cm mas pelos testes efetuados por mim (grande coisa :grin: ) pode ser menor. Colar um contact preto na parte da frente deve deixa-lo mais discreto é o que vou fazer. E ele foi colado com silicone e superbonder em algumas partes pois é muitas peças pra segurar ao mesmo tempo (eu sou meio atrapalhado :o ), e não vazou !!!!

Imagem

Optei por colocar duas saídas de água no caso de uma delas entupir e pelo fato de poder usar conexões menores, de 3/4'' que é mais fácil de encontrar e de bom preço. Agora eu estou super ansioso pra aumentar a altura do meu móvel pra colocar o sump, mas vou ter desmontar tudo... isso preocupa, não quero judiar dos peixinhos, estou estudando a melhor forma de fazê-lo.

Qui Ago 13, 2009 1:21 am
Participante Semi-master
Participante Semi-master

Mensagem 
Olá pessoal, esse sistema de overflow capta somente a agua da superficie, as particulas que circula na agua do aquario seriam captadas tambem? Sei que eu vou um pouco contra ao que se recomenda em um aquario pois kinguios e carpas são sujões e exigem boa qualidade de agua e meu aquario ja está lotadíssimo, por isso pensei no sump para somar a minha atual filtragem, em contrapartida gostaria de colocar tudo no sump para mehorar o visual, e não sei se essa captação do overflow que eu fiz será eficiente, andei lendo por aí que o correto para aquarios de agua doce a captação recomendada é no meio/fundo da parede do aquario para captar melhor as partículas em suspensão na água...

Mais uma duvida legal pra gente discutir!!!! :D :D :D

Agradeço desde já se me ajudarem a destrinchar este assunto!

Sáb Ago 15, 2009 11:11 pm
Participante Semi-master
Participante Semi-master

Mensagem 
Olá pessoal!!! Conversando com a minha mãe sobre o assunto, algo muito inesperado aconteceu... Ela encontro uma possível solução para a captação da água no meio da coluna d'água :grin: :grin: :grin: Ela sugeriu a colocação de uma ''bota'' móvel envolta da caixa de captação do overflow com a parte do fundo com tela, buracos ou grade. Tentei ilustrar a idéia:

Imagem

Mamãe mandou muito bem nessa!!! vou fazer e testar, se der certo : hura

Dom Ago 16, 2009 3:20 pm
Participante Semi-master
Participante Semi-master

Mensagem 
Olá pessoal!!! Concluí o overflow e a captação por baixo que é a melhor para água doce para uma melhor limpeza
mecânica. A entitulada ''bota'' ficou assim:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ficou bem discreto dentro do aquário

Imagem

O oveflow dentro da ''bota''

Imagem

parte traseira do overflow

Imagem

Imagem

Retorno da água by Netão

Imagem

Imagem

Alteração que eu tive que fazer no móvel para caber o sump e acabar com a dor nas minhas costas
durante a sifonagem

Imagem

Imagem

Ainda tenho que organizar melhor as coisas, ainda estou testando o posicionamento, e estou tendo
problema com bolhas de ar, tenho que fazer o ''quebra bolhas'' para sanar isso, não gosto muito daquele
monte de microbolhas no aquário.

Imagem

controle elétrico FVM

Imagem

As mídias biológicas ainda estão dentro do canister, e a bomba de recalque é uma Via Aqua 2300

Imagem

UV FVM

Imagem

Agora só tenho que esperar pra ver se vai ser realmente eficiente.

Qui Set 03, 2009 2:05 am
Moderador
Moderador

Amigos do VR (1)
Mensagem 
Show!

A bota parece estar funcionado muito bem!

Em vista dos peixes que possui,pode aumentar o tamanho dos furos na bota!
A água fluirá melhor e puxará mais sujeira p/overflow!

Gostei do sistema elétrico!
Muito organizado.

Ahhh,que planta é essa dentro do overflow?
Queria colocar alguma dentro do cano de 150mm.

Abraços!

Qui Set 03, 2009 1:35 pm
Participante Semi-master
Participante Semi-master

Mensagem 
Opa!!! Obrigado Netão!!! Me preocupei em organizar bem a fiação porque tenho medo de choque :D

A agua está descendo com muita facilidade e os buracos nesse tamanho estão puchando bem a sujeira,
o aquário está limpíssimo, estou bastante satisfeito até o momento, minha principal intenção é diminuir equipamentos,
o canister pretendo não utiliza-lo continuamente, só que ele faz uma purificação minuciosa (mecânica) mas assim
que eu colonizar o siporax que esta para chegar eu desligo o canister, minha atual colonia esta no canister (um refil com bolinhas de argila quebradinhas).

A planta que eu estou utilizando atualmente é espada de São Jorge :D , mas já usei aguapé, muito bom, mas vc pode usar aquelas plantas que vemos na agua em casa de vovó: sigmônio, jiboia,... lave-as bem antes de introduzi-las, e uma enfraqueciada da planta é comum devido a quantidade menor de nutrientes na água, mas existem mais plantas bonitas que dá para utilizar para este fim, estou pesuisando qual usar, se eu descobrir algo eu posto. No seu overflow acho que aguape é melhor pois ele bóia, a espada é pesada e afunda, a menos que vc invente um suporte.

Atenciosamente, Jônatas.

Sáb Set 05, 2009 5:35 pm
Moderador
Moderador

Amigos do VR (1)
Mensagem 
Jônatas escreveu:
o canister pretendo não utiliza-lo continuamente, só que ele faz uma purificação minuciosa (mecânica) mas assim
que eu colonizar o siporax que esta para chegar eu desligo o canister, minha atual colonia esta no canister (um refil com bolinhas de argila quebradinhas).

Mas essa retenção mecânica não obriga menor tempo na limpeza?

Esse "refil" a que se refere é argila expandida não é!?

Aqui em casa tem três espécies diferentes dessa espada-de-são jorge!
Vou bolar um suporte p/ver se é viável o uso no meu sistema!

O aguapé vou colocar no refúgio!
Assim que achar algum lago por aqui!

Abraços!

Dom Set 06, 2009 12:55 pm
Participante Semi-master
Participante Semi-master

Mensagem 
Olá!!! Aguapé ficará muito legal em seu refugio!!!! Espada de São Jorge eu já vi de todas espécies na água, até as anãs, ou será mini? :-)

''Mas essa retenção mecânica não obriga menor tempo na limpeza?''
Pelo que eu entendi vc se refere ao tempo que o canister leva para saturar ser muito curto?
Sim, realmente é, 4 dias no maximo quando puxando água direto do aquário, mas acho necessário para não sujar muito as midias biológicas, dá uma olhada:

Imagem

Mas no sump ja tem mais de uma semana e a vazão não diminuiu até hoje.
No Canister, quando eu o fabriquei, quis deixar o projeto bem arrumadinho então eeu fiz ''refis'' um de argila expandida, outro com conchas, e outro para o purigem (futuro), mais fotinhas:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Nas fotos eu ainda não tinha quebrado as bolinhas.
Onde ele ficava antigamente:

Imagem

Dom Set 06, 2009 1:25 pm
Participante Semi-master
Participante Semi-master

Mensagem 
Atualizando...
Dei uma organizada básica pra ficar ''bunitim'' :D

Imagem

Fiz uma pequena estante de acrílico com barra roscada para acondicionar rações, condicionadores e remédios, mas na verdade só uso alguns destes testes, o aquasafe e a ração é claro, a água daqui da região é boa, só o ph que é alto, inclusive gostaria de saber uma forma pratica, mais natural para baixar um pouco o ph (7,8 da torneira), ou este valor não afeta os cagões, quer dizer, os kinguios e kois?

Seg Set 07, 2009 11:46 am
Participante Semi-master
Participante Semi-master

Mensagem 
Olá pessoal!!! Atualizando novamente, terminei por completo o acabamento do móvel

Imagem

Imagem

Primeiramente eu tava utilizando como sump o meu aquário hospital para ver se
o sistema realmente me agradaria, e já que deu tudo certo comprei os vidros e fiz
um sump decente. Foi MUUUUUUITO difícil colar os vridros, mas pelo menos não fiz
aquela sujeirada de silicone e não vazou. :grin:

Imagem

Imagem

Imagem

Tive que manter as repartições que geralmente são dipensáveis pois a oxigenação
é muito forte, desta forma eliminei todas as microbolhas, ficou muito bom, e o siporax
com 3 semanas ja deu uma melhorada ótima na agua, esta mais cristalina, e desativei
o canister para testar se o sump vai dar conta sozinho e o fbf ligo de vez em quando só
pra não desativa-lo totalmente até me certificar de que não preciso mais dele. A vazão
da filtragem aumentou mas a movimentação interna da água diminuiu, o que deixou os
peixes mais calmos (até tiram uma sonequinha à tarde) a água corre pela superfície do
cascalho e quando chega do outro lado do aquário sobe para o overflow. Por enquanto
é isso... 8)

Sáb Set 19, 2009 4:14 pm
Clube das Botias
Clube das Botias

Mensagem 
:eek:

Muito show o sistema de filtragem e a organização. Ainde tem muito espaço para cerâmica? Utiliza carvão ou purigen?

Pode dar uma passada melhor no sistema elétrico FVM, o que utilizou, qual adaptação?

Obrigado por compartilhar.

Parabéns, valew.

Sáb Set 19, 2009 4:29 pm
Participante Semi-master
Participante Semi-master

Mensagem 
Opa! Muito obrigado!! Não estou usando purigen e nem carvão. O carvão eu não comprei mas eu uso sempre, só
não to encontrando o que eu usava sempre, o purigem eu nunca usei, tenho curiosidade no
produto mas não sei se realmente vale a pena, ouço relato de muitas pessoas sobre as
vantagens do purigem mas eu sempre tive agua de boa qualidade, porem melhorar é
sempre bom, quanto as ceramicas estou usando siporarx, mas devido a minha fauna atual
acho que não vai ser suficiente, vou esperar um pouco e ver os resaultados da atual
configuração, tambem estou aguardando o resultado do teste de um companheiro aki
do forum que esta testando a cerâmica da Ista, siporax é muito caro!!!

me baseei neste esquema mas sem as luzes em cada botão, as pecinhas (tomadas, chavinhas, porta fusível eu comprei na internet soldafria.com.br bem barato) e as ''caixas'' ou ''corpo'' sei lá, eu fiz com mesmo policarbonato do overflow e um pouco de superbonder rsrs!

Imagem

consiste em cortar a energia das tomadas, o que evita ter que ficar puxando o cabo dos equipamentos da tomada, causando mau contato que é a maior causa de queima de equipamentos.

Sáb Set 19, 2009 8:54 pm
Responder Tópico   [ 24 Mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo