www.Vitoriareef.com.br - Exibir tópico - Lago ornamental com sistema de aquaponia

Publicidade

Responder Tópico  [ 11 Mensagens ] 
Lago ornamental com sistema de aquaponia 
Autor Mensagem
Novo no Fórum
Novo no Fórum

Mensagem Lago ornamental com sistema de aquaponia
Senhores,

Estou estudando sobre aquaponia. A ideia é muito interessante. Aproveitar a água do tanque de criação de peixes para nutrir as verduras.
Montei assim um pequeno projeto e gostaria de dicas para aperfeiçoá-lo.

Não coloquei um sistema de filtragem física. E gostaria de sugestões de como implementar este filtro.

Os desenhos não retratam o formato do lago, pois como vai ser ornamental não será quadrado e sim oval ou outro formato.

Imagem

Imagem

Sex Ago 14, 2009 5:19 pm
Perfil WWW
Moderador...
Moderador...

Medalhas: 1
Amigos do VR (1)
Mensagem 
Olá lds
Se eu entendi o seu desenho, o cano de captação repassa a água para a bomba por gravidade, não está ligado a ela, e a água que a bomba devolve para o lago é a mesma do lago, só que "filtrada" pela argila expandida, correto?
Se for assim, eu acredito que não deva funcionar a contento, pois os nutrientes tendem a ficar no fundo do lago e será preciso muita movimentação na água para que chegue à cultura hidropônica. Talvez um cano de retorno que vá até o fundo do lago. Em todo caso vamos aguardar outras opiniões dos colegas.
abs

Sex Ago 14, 2009 7:24 pm
Perfil WWW
Novo no Fórum
Novo no Fórum

Mensagem 
silvio orsolin escreveu:
Olá lds
Se eu entendi o seu desenho, o cano de captação repassa a água para a bomba por gravidade, não está ligado a ela, e a água que a bomba devolve para o lago é a mesma do lago, só que "filtrada" pela argila expandida, correto?
Se for assim, eu acredito que não deva funcionar a contento, pois os nutrientes tendem a ficar no fundo do lago e será preciso muita movimentação na água para que chegue à cultura hidropônica. Talvez um cano de retorno que vá até o fundo do lago. Em todo caso vamos aguardar outras opiniões dos colegas.
abs

Silvio, me baseio em um sistema desenvolvido pelo zootecnista Manuel Braz...
A água é sim filtrada pela argila expandida... Seria a filtragem biologica...
A bomba pega a água do lado oposto do cano que pegua a água do fundo do tanque de peixes...

No sistema do Manuel Braz ele pega a água no mesmo sistema, mas não possui o cano para captar a água do fundo... Ele pega a água da superfície...
E segundo os dados dele o PHP, Amônia está tudo sobre controle...

Video do sistema dele:
http://www.aquaponia.com.br/filmes/vide ... flash.html

Sex Ago 14, 2009 9:27 pm
Perfil WWW
VIPs do VR
VIPs do VR

Amigos do VR (1)
Mensagem 
ldsbh, percebo que a argila expandida também será o substrato de enraizamento das plantas e isso levaria muito a argila a comatar muito rapidamente.
Como seria a separação desse substrato da bomba e da área dos lagos?

Vejamos quantos mais se interessarão por esse interessante projeto. :eek:

"Laguismo, a cada instante uma nova descoberta prazerosa"
: hura
Meu Mini-lago de Jardim

Sáb Ago 15, 2009 3:55 pm
Novo no Fórum
Novo no Fórum

Mensagem 
Tioayres escreveu:
ldsbh, percebo que a argila expandida também será o substrato de enraizamento das plantas e isso levaria muito a argila a comatar muito rapidamente.
Como seria a separação desse substrato da bomba e da área dos lagos?

Vejamos quantos mais se interessarão por esse interessante projeto. :eek:

Sr. Ayres,

O que seria comatar? Se for no sentido de co-matar = destruir, acho que com o tempo a argila deve perder a capacidade de moradia da colônia de bactéria sim...
Mas realmente não parei para pensar muito nisso... Pois neste video o Sr. Manuel Braz diz que já tem bastante tempo que tem o sistema assim e os parâmetros da água estão excelentes...

Mas como disse... Quero ajuda para integrar um sistema de filtragem física ao sistema...

Pensei até em colocar duas bombas de uma puxando a água do tanque dos peixes... Jogando no sistema de filtragem física (espero que me ajudem) e ai a água caindo no tanque de aquaponia... E uma bom por último (no mesmo lugar da do desenho) voltando a água para o tanque...

A separação seria como no video que postei... A bomba fica dentro de um recipiente com furos para não ter o problema de sugar uma pedra e queimar...

Mas na área dos peixes não teria substrato, como vai ser fundo espero não ver o fundo, heheh... Mas posso colocqar seixos de rio só para ficar com aspecto mais natural...

Lembrando que este lago seria feito em alvenaria... Todo em concreto...

Sou de Belo Horizonte...

Sáb Ago 15, 2009 5:27 pm
Perfil WWW
VIPs do VR
VIPs do VR

Amigos do VR (1)
Mensagem 
ldsbh escreveu:
O que seria comatar? Se for no sentido de co-matar = destruir, acho que com o tempo a argila deve perder a capacidade de moradia da colônia de bactéria sim...
Rapaz, está querendo me chamar de velho? Deixe o sr. prá lá pois aqui sou um hobbysta como qualquer outro.

Bem o "colmatar" é algo próximo do obstruir/saturar/deixar passa gradativamente menos. Essa palavra era muito usada no aquarismo a algum tempo atrás, hoje nem tanto porisso não a reconheceu.
A pergunta foi porque, no meu interpretar, as plantas utilizarão a argila para enraizamento e isso aceleraria a obstrução dos poros delas. Se bem me recordo do assunto, O Sr. Manuel utilizou zeolita como material filtrante e não a argila e as plantas eram flutuantes e não enraizadas.

Citação:
Mas como disse... Quero ajuda para integrar um sistema de filtragem física ao sistema...
Me parece que fopi aqui mesmo no fórum que um conterrâneo criou um sistema artesanal "bastante rudimentar" em experimento e estava tendo bons resultados talvez pesquisando possamos reencontrar o tópico.
Adianto-lhe que dentro do pouco que sei sobre hidroponia é um sistema que poderá dar bons resultados mas ele deverá ser bem dimensionado.
Penso que o sistema poderá ter uma filtragem mecânica também e não só a filtragem verde e biológica. Se a filtragem biológica (como colocou a argila) for colocada com a água passado por ela ela vai funcionar mais como meçanica.

Citação:
Mas na área dos peixes não teria substrato, como vai ser fundo espero não ver o fundo, heheh... Mas posso colocqar seixos de rio só para ficar com aspecto mais natural...
Sendo um tanque para criação a densidade de peixes será enorme e portanto independente da profundidade sempre haverá alguns nadando próximo a superficie e como as tilápias não são lá sujonas a água ficará limpida ou somente um pouco turva.

Vendo que estás mesmo interessado em desenvolver um projeto passo-lhe um link de vídeo melhor explicativo e que destaca tanto a aquaponia quanto a hidroponia: http://www.youtube.com/watch?v=xxxdh70fWw4

Obs.: Caso queira dar uma olhada no meu lago 2 notará que ele foi feito dentro desse projeto e nele basicamente só crio tilápias. fadadada

Ps.: Pensei que ia encontrar contigo lá no Encontro dos Criadores de Guppies que está acontecendo hoje e amanhã no Pampulha Mall em BH. Cheguei de lá agora. 8-)

Meu Mini-lago de Jardim

Sáb Ago 15, 2009 6:12 pm
Novo no Fórum
Novo no Fórum

Mensagem 
Tioayres escreveu:
Rapaz, está querendo me chamar de velho?

Claro que não, heheh...

Citação:
O Sr. Manuel utilizou zeolita como material filtrante e não a argila e as plantas eram flutuantes e não enraizadas.

Sim ele usa zeolita... Vou estudar melhor sobre a zeolita... Agora plantas ele fala sobre agriaão, alface, tomate, etc...
Vou estudar uma forma de integrar o sistema de filtragem mecânica para auxiliar o sistema... Pois o Sr. Manuel usa apenas as zeolitas...

Citação:
como as tilápias não são lá sujonas a água ficará limpida ou somente um pouco turva.

Vou colocar cascalho de rio para ficar mais elegante, heheh...

Citação:
Vendo que estás mesmo interessado em desenvolver um projeto passo-lhe um link de vídeo melhor explicativo e que destaca tanto a aquaponia quanto a hidroponia: http://www.youtube.com/watch?v=xxxdh70fWw4

Já tinha visto este vídeo... Vi vários na verdade... Valeu pelo link...

Citação:
Obs.: Caso queira dar uma olhada no meu lago 2 notará que ele foi feito dentro desse projeto e nele basicamente só crio tilápias. fadadada

Já tinha olhado... Por isso que estou querendo criar tilápias... Tudo culpa sua, heheh... 8-)

Citação:
Ps.: Pensei que ia encontrar contigo lá no Encontro dos Criadores de Guppies que está acontecendo hoje e amanhã no Pampulha Mall em BH. Cheguei de lá agora.

Nem tava sabendo... De qualquer forma não crio guppies...

Sou de Belo Horizonte...

Sáb Ago 15, 2009 9:38 pm
Perfil WWW
Novo no Fórum
Novo no Fórum

Mensagem 
Ola ldsbh, sabe esse assunto muito me interessa pois eu tenho vontade de criar um filtro para o meu lago que utilize somente plantas, num sistema de aquaponia.
Minha ideia era colocar canos de 4" de ponta a ponta do lago com furos de uns 5 cm para plantar alface ou couve manteiga, e como na sua ideia usar a agua capitada como fertilizante do sistema...
Mas alguns pontos sao consideraveis... 1 precisaremos de uma quantidade muito grande de peixes para produzir esterco o bastante para fertilizar as plantas, no exemplo do seu Manoel ele tem cerca de 500 tilapias em menos de 9 m2, é peixe pra caramba
2 tilapias sujam sim Tio e muito, vai ver sua criacao nao seja de muitos peixes, pois elas sao muito porcalhonas, digo por esperiencia propria, sendo assim pra agua nao ficar escura teras que fazer um belo dum filtro para limpar a agua.
3 1,70 m é muito fundo para um tanque que quer ver o fundo... em 1 semana nao veras mais nada quem dira o fundo.
4 Eu havia pensado em usar aquela espuma que se usa em arranjos de plantas, ja que sao prorpias para isso, mas essa espuma tem praso de validade, entao ficaria meio caro.
Vamos amadurecer essa bela ideia para colocar-mos em pratica o quanto antes possivel
Abração
Marco Aurelio Van Haute

Dom Ago 23, 2009 6:35 pm
Novo no Fórum
Novo no Fórum

Mensagem 
VAN HAUTE escreveu:
Ola ldsbh, sabe esse assunto muito me interessa pois eu tenho vontade de criar um filtro para o meu lago que utilize somente plantas, num sistema de aquaponia.
Minha ideia era colocar canos de 4" de ponta a ponta do lago com furos de uns 5 cm para plantar alface ou couve manteiga, e como na sua ideia usar a agua capitada como fertilizante do sistema...
Mas alguns pontos sao consideraveis... 1 precisaremos de uma quantidade muito grande de peixes para produzir esterco o bastante para fertilizar as plantas, no exemplo do seu Manoel ele tem cerca de 500 tilapias em menos de 9 m2, é peixe pra caramba
2 tilapias sujam sim Tio e muito, vai ver sua criacao nao seja de muitos peixes, pois elas sao muito porcalhonas, digo por esperiencia propria, sendo assim pra agua nao ficar escura teras que fazer um belo dum filtro para limpar a agua.
3 1,70 m é muito fundo para um tanque que quer ver o fundo... em 1 semana nao veras mais nada quem dira o fundo.
4 Eu havia pensado em usar aquela espuma que se usa em arranjos de plantas, ja que sao prorpias para isso, mas essa espuma tem praso de validade, entao ficaria meio caro.
Vamos amadurecer essa bela ideia para colocar-mos em pratica o quanto antes possivel
Abração
Marco Aurelio Van Haute

1 - Eu pretendo ter uma grande quantidade de tilápias mesmo... Vão fazer parte da minha dieta, hehhe...
3 - É o contrario... Não quero ver o fundo...

Sou de Belo Horizonte...

Ter Ago 25, 2009 5:52 pm
Perfil WWW
VIPs do VR
VIPs do VR

Amigos do VR (1)
Mensagem 
ldsbh escreveu:
1 - Eu pretendo ter uma grande quantidade de tilápias mesmo... Vão fazer parte da minha dieta, hehhe...
Será que de tanto se fartar com as tilápias é que parou de nos passar as novidades? No aguardo. :mad:

Meu Mini-lago de Jardim

Seg Abr 12, 2010 10:24 am
Novo no Fórum
Novo no Fórum

Mensagem 
Não, hehheh...
É que ainda não construí o laguinho...
Eu iria me mudar e lá iria construir... Mas como ainda não me mudei...

Sou de Belo Horizonte...

Seg Abr 12, 2010 2:35 pm
Perfil WWW
Responder Tópico   [ 11 Mensagens ]