www.Vitoriareef.com.br - Exibir tópico - Sump Overflow Passo a Passo

Publicidade

Responder Tópico  [ 2 Mensagens ] 
Sump Overflow Passo a Passo 
Autor Mensagem
Novo no Fórum
Novo no Fórum

Mensagem Sump Overflow Passo a Passo
Ola pessoal vou postar aqui para voces um tutorial de como fazer um sump usando sistema overflow.
Ao proucurar um bom sistema para meu aquario achei este bem interesante e junto com umas ideias adaptei ele para melhor atender minhas necessidades, etao vamos começar.

Imagem

Esse modelo de Overflow é bem simples todo o sistema é feito com tubos e canecções, sendo eles 6 cotovelos, 1 cap e 1 t, todos devem ser comprados com a mesma medida, a medida varia de acordo com a vasao que se deseja quanto maior a tubulação maior a vasao, o sistema funciona da seguinte maneira após montar e colocar no aquário devemos sugar a água com pela mangueira, se usar a válvula anti retorno esse passo ficara mais fácil, quando estivermos sugando a água devemos tampar a parte final T assim que a mangueira que você estiver sugando encher você deve rapidamente preciona-la para que a água não retorne, caso use válvula anti retorno não se preocupe em preciona-la pois a válvula não permite que a água retorne, assim você já pode destampar o T fazendo com que o sistema de sifão comesse, a partir de agora é tudo bem simples a água do aquário ira descer ate o nível de tubo 1, caso falte energia a água ira parar nesse nível, e assim q voltar a bomba de recalque ira começar a enche o aquário novamente e o sifão ira funcionar corretamente.
Obs.: a parte que ficara fora do aquário tubo 3 e 4 tem de ser ligeiramente menor que a parte que esta dentro do aquário assim como mostra a figura
A válvula anti retorno será um ótimo auxiliar nesse mecanismo caso não tenha como compra la use apenas a mangueira porem tem de ser bem pressionada para que a água não retorne.
A parte final onde se localiza o T pode ser modificado para melhor atender a cada caso, podendo colocar acoplado no T um conector de mangueira ou ate mesmo uma outra tubulação que soh terá o trabalho de leva a água para o sump
Faça testes para ver se a vasão da tubulação esta atendendo a vasao da sua bomba de recalque caso o aquário esteja enchendo muito rápido aconselho a aumentar o tamanho da tubulação ou fazer mais 1 sistema e também pode se colocar um registro na na tubulação de recalque podendo assim controlar a vasao da bomba; caso seu sump esteja enchendo muito rápido significa que sua bomba não esta suprindo a necessidade da tubulação sendo assim necessário uma bomba mais forte ou um registro no sistema pode ser colocado antes do T .
A bomba de recalque do sump para o aquário tem de ter uma potencia boa o suficiente para suprir a tubulação de saída porem não pode ser muito forte para não encher de mais, isso pode ser resolvido como disse a cima, para levar a água da bomba ao aquário podemos utilizar manguei ou tubulação mesmo, porem a mangueira tem de ser grossa pois se for fina pode acabar perdendo vasao, e se for tubulação evitar ao Max curvas deixhar sempre o mais reto possível.

Imagem
Nessa ultima figura mostro a vocês um sistema já montado e completo os canos ou mangueiras tanto que vão do aqua para o sump quando do sump para o aqua deve ser ultilizado oque melhor se adequar a cada caso no modelo de sump que mostro podemos ultilizar 5 tipos de mídias filtrantes diferenter fazendo com que a água passe por todas de forma uniforme e simples a parte onde fica a bomba de recalque deve ser um pouco maior para colocarmos um termostato, medicações, termômetros um filtro uv entre outras coisas que podemos tirar do aqua e colocar ali para melhorar a imagem do aquário.
Esse foi meu tutoorial de como fazer um sump overflow , para aqueles que não desejam furar o aquário, espero ter ajudado alguém pelomenos. Qualquer duvidar só postar fórum .
Ai também vai um vídeo que eu fiz com uma breve explicação mostrando o meu funcionando
Pessoal ta ai espero ter ajudado , qualquer duvida é só perguntar.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=NiufnVtn4Sg[/youtube]

A uma grande diferença entre viver e sobreviver.

Qua Mai 19, 2010 1:49 am
Participante Nível Master
Participante Nível Master

Mensagem 
Olá Mardem , tenho um aquario de 200L e queria por um sump, só que o aquario está montado a quase um ano e não tenho como furar o vidro.
Queria saber se este sistema realmente funciona, se tem algum problema quando acaba a energia e se tem necessidade dos canos que vão dentro do aquario serem deste tamanho ou podem ser menor.
Obrigado.

Qui Ago 12, 2010 6:28 pm
Responder Tópico   [ 2 Mensagens ]