www.Vitoriareef.com.br - Exibir tópico - 2 caixas d'águas interligadas (agora com vídeo pag. 3)

Publicidade

Responder Tópico  [ 44 Mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
2 caixas d'águas interligadas (agora com vídeo pag. 3) 
Autor Mensagem
Clube dos Jumbos & Primitivos

Mensagem 2 caixas d'águas interligadas (agora com vídeo pag. 3)
Olá a todos!
Eu gostaria de sugestões pois eu quero interligar duas caixas d'água, uma de 1000l e outra de 500l redonda.
Estou com as seguintes dúvidas:
* Já pensei em enterrar a de 1000l e descartar a de 500l;
* Fazer a de 500l de filtro com muita cerâmica, plantas flutuantes, e perlon na volta do filtro na caixa de 1000l;
* Usar as duas interligadas com uma passagem de 1 polegada pelo meio das duas, com tela para o peixe de uma não passar para outra caso use fauna diferente ou em caso de filhotes.
Alguém usa algum esquema acima ou tem alguma sugestão?

meu lago
http://img195.imageshack.us/edit_previe ... ion=rotate

Imagem

http://www.youtube.com/watch?v=Tyi12CriSkI

Editado pela última vez por DAVI em Sáb Out 19, 2013 5:16 pm, no total de 2 vez

Ter Mai 25, 2010 2:15 am
Moderador...
Moderador...

Medalhas: 1
Amigos do VR (1)
Mensagem Re: 2 caixas d'águas interligadas
DAVI escreveu:
...Fazer a de 500l de filtro com muita cerâmica, plantas flutuantes, e perlon na volta do filtro na caixa de 1000l; Usar as duas inaterligadas com uma passagem de 1 polegada pelo meio das duas, com tela para o peixe de uma não passar para outra caso use fauna diferente ou em caso de filhotes.

Olá Davi, eu ficaria com essa sugestão, com um filtro de plantas de 500 litros seria tão eficiente que nem precisaria de filtro UV (o Tio Ayres sabe muito bem disso). Quanto ao perlon, ele é a parte mais sacrificada do sistema de filtragem, pois é o responsável pela captação da primeira sujeira que entra no lago (a mais grossa e devastadora para a vida e qualidade da água do lago) E, PORTANTO DEVE VIR ANTES DE TUDO e não no final do ciclo (a água deverá vir do lago e cair num recipiente com o perlon para depois entrar no filtro de plantas de 500 litros. Quase optei por esse sistema de caixas d'água no meu lago, cheguei a encomendar as duas caixas coladas em uma fábrica de fiberglass aqui na minha cidade, pedi inclusive para eles deixarem a superfície áspera para que eu colasse com cimento de azulejo de piscina seixos de rio para dar um toque mais "natural", daí fizeram c... doce porque a encomenda fugia do padrão da fábrica e acabei optando por um lago de lona. O sistema pretendido por você dá certo sim e funcionará perfeitamente, porém, as caixas deverão ficar em desnível para que a água do filtro de 500 litros retorne por gravidade para o lago de 1000 litros, se achar que fica feito, uma bomba poderá fazer esse trabalho, mas nesse caso deverá haver um pré-filtro muito eficiente devido às raízes das plantas que, certamente, afetarão a vida útil da bomba entupindo-a. Vamos nos falando...

Ter Mai 25, 2010 4:30 pm

Mensagem 
Luís vc acha melhor sem substrato, eu tenho areia de filtro de piscina em casa e daria pra botar umas amozonenses e umas anúbias, mas minha preocupação é com a sinfonagem do fundo.

meu lago

Imagem

Qua Mai 26, 2010 9:23 pm
Moderador...
Moderador...

Amigos do VR (1)
Mensagem 
DAVI escreveu:
Luís vc acha melhor sem substrato, eu tenho areia de filtro de piscina em casa e daria pra botar umas amozonenses e umas anúbias, mas minha preocupação é com a sinfonagem do fundo.

Davi,
tudo dependerá do sistema de filtragem que você adotará.
1) Há o filtro mecânico/biológico (aquele feito em camadas de materiais - perlon, cerâmica, brita, etc. - pelos quais a água passa e volta para o lago filtrada e que se utilizado você NUNCA precisará sifonar o fundo do lago. Há vários modelos FVM (Faça você mesmo) aqui no fórum.
2) Há quem utilize só o filtro de plantas (a sua caixa de 500 litros) sem o filtro mecânico/biológico e com ótimos resultados. Uma bomba puxará a água suja do lago maior (a caixa de 1.000) levando-a para a caixa filtro e as raízes das plantas filtrarão a água devolvendo-a totalmente limpa para o lago. Também aqui não haverá necessidade da sifonagem.
3) Você também poderá ainda optar por um dos sistemas de filtragem dos aquários (aquele com placas de plástico furadas que você cobre com cascalho e numa das placas há uma torre onde você fixa uma bomba que fará a filtragem, no seu caso mais de uma). Aqui é mais trabalhoso, pois OBRIGATORIAMENTE a sifonagem deverá ser mensal para que sob as placas não se acumulem bactérias. Como seu lago estará enterrado, a sifonagem não será a comumente praticada, você terá que adaptar uma bomba na ponta do sifão para puxar os detritos.
4) Cuidado com a areia, pois ela entope o empeler da bomba.
Vamos nos falando... agraço

Sex Mai 28, 2010 10:09 am
VIPs do VR
VIPs do VR

Amigos do VR (1)
Mensagem Re: 2 caixas d'águas interligadas
DAVI escreveu:
Eu gostaria de sugestões pois eu quero interligar duas caixas d'água, uma de 1000l e outra de 500l redonda.
Bem já dei um pitaco fora daqui mas agora será diferente!?
A união entre as caixas seria mais recomendada pelas flanges de 3/4 polegadas ou mais "se" quizer passagens de peixes entre elas. Conheço casos do uso de durepox e que não houve problemas mas não posso lhe garantir tal resultado, ok?
Em 1 lago meu uso canos de 40mm entre um compartimento e outro e os Espadinhas e Guppies passam sem problemas.

Citação:
Fazer a de 500l de filtro com muita cerâmica, plantas flutuantes, e perlon na volta do filtro na caixa de 1000l;
O aconselhável e que sempre usamos a menor é 10% do volume do lago como filtro e não 50% igual está pensando. Porque?
- Se usa-la como filtro verde (somente plantas) está bem pois quanto mais melhor;
- Cerâmicas (comuns) acabam colmatando e necessitando serem trocadas periodicamente e a quantidade que iria usar tinha que ser bem grande nesses 500 litros, certo? e... quando a cerâmica fica totalmente submersa e com baixa circulação ela recebe muito pouca circulação de água e portando oxigenando bem pouco as bactérias que TAMBÉM necessitam de oxigenio;
- Perlon tem que receber água "basicamente" jorrada e não com ele totalmente submerso que "deve" ser o que pensou, ou não?

Citação:
Usar as duas interligadas com uma passagem de 1 polegada pelo meio das duas, com tela para o peixe de uma não passar para outra caso use fauna diferente ou em caso de filhotes.
Acho que já respondi no meu 1º post acima. No caso saliento que talvez seja melhor trabalhar com a caixa totalmente enterrada e crie um filtro mecânico/biológico menor para limpar a água e oxigena-la.

"Laguismo, a cada instante uma nova descoberta prazerosa"
: hura
Meu Mini-lago de Jardim

Sex Mai 28, 2010 11:33 am

Mensagem 
Grande Tioayres! É um prazer enorme e certeza de sucesso absoluto ter vc no meu tópico.

Hoje eu dei um banho de cloro puro nas duas caixas, esfreguei e tirei os excessos, depois enchi a caixa menor e por gravidade pelo ladrão, com um cano a água entrando na caixa maior e saindo pelo ladrão para a rua, este processo vai ser durante toda a noite, espero que faça uma limpeza completa do cloro, nas duas caixas.

Luís e Tioayres eu estou pensando em fazer amanhã o seguinte:

Eu comprei uma bomba submersa e vou colocá-la na maior com o retorno através de cano para a menor, neste retorno pensei em colocar uma cesta parecida com cestas de pregador onde acondicionarei o perlon e mais uma cesta embaixo desta onde colocarei 2kg de ista (cerâmica), pois vou colocar o ladrão desta caixa menor um pouco mais baixo para caber o perlon e com que a cerâmica fique submersa. Será que estou pensando certo?
Comprei um termostato de 500W e tenho outro de 200W, uso os 2? E onde é melhor para usá-los? Pensei na submersa, mas meu medo é ele ter menos movimentação e ficar uma parte mais quente que a outra.
Quanto a saída do ladrão para a caixa submersa, estou pensando em usar um cano em forma de T, para sair tipo chuveirinho de canister ou é melhor deixar cair do cano direto para movimentar mais a água?

Ainda não decidi sobre a fauna, também aceito sugestões!

Talvez coloque carpas e pangassius na maior e green terror ou poecilídeos na menor.

meu lago

Imagem

Sáb Mai 29, 2010 12:31 am
Moderador...
Moderador...

Amigos do VR (1)
Mensagem 
DAVI escreveu:
Eu comprei uma bomba submersa e vou colocá-la na maior com o retorno através de cano para a menor, neste retorno pensei em colocar uma cesta parecida com cestas de pregador onde acondicionarei o perlon e mais uma cesta embaixo desta onde colocarei 2kg de ista (cerâmica), pois vou colocar o ladrão desta caixa menor um pouco mais baixo para caber o perlon e com que a cerâmica fique submersa. Será que estou pensando certo?

Davi, qual a capacidade (l/h)dessa bomba? O ideal seria que ela movimentasse, no mínimo, o dobro da água do lago por hora, ou seja, uma bomba de, pelo menos, 2.000 l/h.
Já o filtro mecânico/biológico deve corresponder de 5% a 10% do volume de água do lago. Se você fizesse um, não precisaria do filtro de plantas de 500 litros.
Quanto ao perlon, nada a opor, pois sua utilização fará com que a maior parte da sujeita pesada não entre no filtro de plantas "aliviando" o trabalho delas.
Todavia, quanto à cerâmica, entendo que 2 kg seriam insuficientes para a finalidade que você quer (tem ótimos projetos aqui no fórum FVM), porém, se você for usar a caixa de 500 litros como filtro de plantas (aliás, um p... filtro. Quanto mais plantas melhor) você poderia até dispensar o uso da cerâmica.
Espero ter ajudado, abração...

Seg Mai 31, 2010 10:57 pm

Mensagem 
Olá Luís! Tudo bem? Com certeza ajudou, toda ajuda nesta hora de preparação é bem vinda.

Luís Antonio Lavia escreveu:
Davi, qual a capacidade (l/h)dessa bomba? O ideal seria que ela movimentasse, no mínimo, o dobro da água do lago por hora, ou seja, uma bomba de, pelo menos, 2.000 l/h.

A bomba que eu comprei é uma via aqua 2300, mas se eu sentir que ficou fraca (o retorno será em forma de cascata, fiz uma rampa da caixa de 500l que está no piso para a de 1000l que está enterrada), eu coloco uma sarlo beter 2000 que está no sump do meu comunitário ( tem duas lá), aí teoricamente serão 4300l menos a diferença da coluna de aproximadamente 60cm de altura.

Luís Antonio Lavia escreveu:
Já o filtro mecânico/biológico deve corresponder de 5% a 10% do volume de água do lago. Se você fizesse um, não precisaria do filtro de plantas de 500 litros.
Quanto ao perlon, nada a opor, pois sua utilização fará com que a maior parte da sujeita pesada não entre no filtro de plantas "aliviando" o trabalho delas.

A caixa de 500l eu já tinha, pois troquei as duas de uma só vez, portanto fiquei com as duas sem uso, e nada como juntar o útil ao agradável, o maior problema foi descer as duas caixas do 3º andar,.
Pretendo colocar aguapés e alfacinhas em grande parte da caixa filtro, sobrando um espaço para alguns poecilídeos que eu pretendo colocar.

Será que vai ser preciso eu fazer mais uma camada de cesta para colocar o carvão ativo?

meu lago

Imagem

Seg Mai 31, 2010 11:58 pm

Mensagem 
Hoje eu finalizei a parte interna e externa do tanque, amanhã vou por em prática a parte entre o tanque e o muro onde pretendo construir um micro jardim. As plantas aquáticas(alfacinha e aguapés) já chegaram e as terrestres eu coletei hoje.
Amanhã devo iniciar a movimentação de água entre as duas caixas.

meu lago

Imagem

Qui Jun 03, 2010 10:02 pm

Mensagem 
Já está ciclando! :lol:

meu lago

Imagem

Sáb Jun 05, 2010 7:01 pm
Novo no Fórum
Novo no Fórum

Mensagem 
Fala povo,

Davi,

Estou fazendo um projeto com 3 sistemas interligados e alimentados por gravidade. Na foto abaixo dá para se ver o esquema que usei para conectar uma caixa redonda de 1000L com uma retangular de 500L, onde pretendo fazer o filtro de plantas.

Imagem

Só para ilustrar como também é possível de se fazer essa ligação.

[]s.
C.Guizilini

Seg Jun 07, 2010 4:02 pm
VIPs do VR
VIPs do VR

Amigos do VR (1)
Mensagem 
Guiza escreveu:
Estou fazendo um projeto com 3 sistemas interligados e alimentados por gravidade. Na foto abaixo dá para se ver o esquema que usei para conectar uma caixa redonda de 1000L com uma retangular de 500L, onde pretendo fazer o filtro de plantas.
Guiza, parece-me muito interessante esse seu projeto.

Que tal abrir um "novo tópico" com o passo a passo do seu projeto pois com certeza muito ajudará a futuros laguistas. fadadada

"Laguismo, a cada instante uma nova descoberta prazerosa"
: hura
Meu Mini-lago de Jardim

Seg Jun 07, 2010 4:41 pm
Novo no Fórum
Novo no Fórum

Mensagem 
Fala povo...

Ok Tio, vou abrir um tópico com o projeto dos lagos que fiz depois de muitas pesquisas, inclusive as que você tem postado, que são bastantes práticos.

até +

[]s.
C.Guizilini

Seg Jun 07, 2010 5:29 pm

Mensagem 
Poxa Guisa esse seu lago promete :eek: ,mas eu construi o meu no quintal dos fundos porque na frente é a garagem do carro eo que me falta é espaço, creio que agora cheguei no meu limite, mas um aquário em casa e a patroa me bota pra fora de casa, já tenho 3 aquas em casa. :shock:

meu lago

Imagem

Seg Jun 07, 2010 11:33 pm
Moderador...
Moderador...

Amigos do VR (1)
Mensagem 
DAVI escreveu:
Poxa Guisa esse seu lago promete :eek: ,mas eu construi o meu no quintal dos fundos porque na frente é a garagem do carro eo que me falta é espaço, creio que agora cheguei no meu limite, mas um aquário em casa e a patroa me bota pra fora de casa, já tenho 3 aquas em casa. :shock:

Davi, não fique triste. No meu caso eu também queria um lago grande (aqui no fórum tem uns de "dar água na boca"), porém, só deu prá fazer um de 1.000 litros. Mas cara, ficou tão lindo e na medida certa que faria outros dez iguais (o investimento da construção foi legal, a manutenção é extremamente tranquila e rápida, o sistema de iluminação torna o lago, que por não ser muito grande, ainda mais bonito à noite tornando todos os peixes visíveis). O que importa é o carinho, o acabamento e o paisagismo na medida certa. Minha mulher que antes não tinha a menor idéia do que era um lago é hoje, sem sombra de dúvidas, a maior fã dele, é ela quem dá ração e me avisa quando há algum problema; foi ela quem, do lado de fora, foi me orientando no paisagismo interno na hora de colocar os esconderijos dos peixes e me "autorizou" a entrar um pouco mais para dentro do jardim para fazer com que o lago chegasse a 1000 litros, não fosse ela, ele não chegaria a 700. Mas, o mais gratificante de tudo é que os peixes estão adorando e crescendo rápido com muita saúde e estão lá para eu admirá-los todos os dias como faço desde que o construí.
Forte abraço...

Qua Jun 09, 2010 5:40 pm
Responder Tópico   [ 44 Mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo